Tema 05 – Indústria.

Eeeeeeeei pooovo! Como estão? Chegamos ao quinto tema empenhados, e desta vez o assunto é Indústria. Tudo o que vocês podem imaginar que nos relaciona com ela poderia ser usado nesse post, desde como nos vemos, ou se nos vemos na indústria. Enfim, confessamos, ficamos um pouco em dúvida do que fazer quando soubemos desse tema. É fácil, porém abre muitas portas. Vejam só, até na hora de escrevermos sobre o que é industria ela nos mostra um leque de opções. E agora, o que fazer???

Bom, para começar vamos citar um exemplo de indústria, vizinha nossa aqui! Em nossa cidade, Concórdia, foi fundada a indústria Sadia, em 1944 por Attilio Fontana e hoje é maior empregadora da região. De uma influência e importância enorme para a nossa economia, ela gerou empregos, nomes de bairros e até mesmo um memorial em homenagem ao seu criador, que além de apresentar toda a história da empresa, é também um centro cultural para a cidade.

Assim sendo galera, a equipe Conhecitando preparou um esquema “easy” para entendermos melhor o que é uma indústria, aquela que transforma a matéria prima em outros produtos. Para isso, utilizamos como exemplo um velho conhecido dos estudantes, o lápis! É, o lápis. Aquele que está ao nosso lado na hora das provas, dos trabalhos e em praticamente todos os dias letivos. Companheiraço não?!

Indústria: Criando produtos e serviços

Nos primórdios da indústria, o número de pessoas que a coordenavam e a faziam andar sobre os trilhos era bastante reduzido, seu foco principal era contratação de mão de obra e ponto. Atualmente, as indústrias abrangem um número acentuado de funcionários, nas mais diferentes áreas, como: advogados, jornalistas, administradores, contabilistas, entre outras profissões que cabem como uma luva para o ramo industrial dos tempos modernos. Porém, tudo isso gira em torno de um único objetivo. Obter o melhor produto e adquirir satisfatórios resultados na venda e assim, agradar a nós, consumistas, é o foco industrial.

Como já dissemos, a indústria necessitava primeiramente da mão de obra, certo? Mas hoje, as indústrias encontraram um modo mais fácil de fazer com que seu objetivo seja alcançado. Vejam a nossa indústria fantasia de lápis de escrever, cuidamos tanto da saúde quanto dos direitos dos nossos funcionários, isso beneficia todos os lados, afinal, o operador da nossa máquina de fazer lápis não conseguiria exercer seu trabalho com dor de dente, ou então, com o braço machucado, por exemplo. Isso criou a oportunidade de médicos e dentistas trabalharem em conjunto com as indústrias, mas vamos falar melhor disso com o andar da carruagem.

Com essa ampliação de vagas e campos de trabalho é maior a possibilidade de trabalharmos e fazermos parte da indústria. Dessa forma, cremos que direta ou indiretamente, todas as formas de indústrias têm forte ligação com a maior parte das profissões, afinal, alem de médicos e dentistas, uma indústria precisa também de pessoas que exerçam profissões como as que citamos antes para administrar, cuidar do dinheiro e por aí é que anda a coisa.

Coloquemos em pratos limpos que existe a disponibilidade de emprego na indústria, porém a principal dificuldade está na qualificação da mão de obra. Existem inúmeras pessoas que gostariam de trabalhar nela, mas não apresentam nenhuma qualificação profissional, ou experiência para desenvolver algumas tarefas essenciais no trabalho desejado.

Como a falta de mão de obra qualificada muitas vezes é altíssima, algumas indústrias proporcionam a oportunidade de qualificação para os funcionários em seu próprio ambiente, criando seus cursos ou criando parcerias com escolas profissionalizantes. Estudo é tudo hoje em dia, não é? Um exemplo dessas escolas profissionalizantes é o colégio onde estudamos, o SENAI. Criado com o intuito de promover cursos para qualificação profissional, o SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é um grande aliado das empresas tanto nas horas de parceria entre indústria e escola quanto na qualificação dos trabalhadores.

Conversando com Leonardo Sante, professor e coordenador dos cursos de Eletrotécnica/Eletrônica do SENAI, ele nos fala sobre o índice de empregabilidade dos cursos fornecidos pelo mesmo, cursos então, voltados para a indústria e nos mostra o seguinte link: http://www.sc.senai.br/siteinstitucional/comunicacao/noticias/exibir/id/233

Deste retiramos o seguinte trecho:

São cursos com alto índice de empregabilidade: conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, as pessoas que passam pela educação profissional – seja em curso técnico, superior de tecnologia ou qualificação – têm 48,2% mais chances de obter uma ocupação – afirma o diretor regional do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Arruda.

Artigo do dia 28 de Junho de 2010, “Profissionais com formação técnica têm 48% mais chances de emprego”.

Tentamos procurar por esse vídeo: “Jornal Nacional Falta mão-de-obra qualificada para a indústria” – mas ele não está mais acessível, então, vamos ao menos colocar a legenda dele, só para maiores informações.

Jornal Nacional

Falta mão-de-obra qualificada para a indústria. Crescimento de setores da indústria é grande, mas o aumento do número de empregos não corresponde ao ritmo de formação de profissionais. Programa do governo tem cursos para qualificar mão-de-obra. – 28/08/2008

Um segmento essencial é a área de manutenção industrial, que dá sustentação a todo o processo de produção e que também abre portas para profissionais com formação técnica ou superior, nas áreas de mecânica, elétrica e até mesmo informática, no cuidado na automação dos processos.

Após a produção, os produtos necessitam ser comercializados e aí entra a criatividade e originalidade dos funcionários do setor de marketing da empresa que precisam apresentar os produtos de forma inovadora, atraente, porém com segurança e custo-benefício favorável ao consumidor. (E cá entre nós, adolescentes são muito criativos!).

Para que os funcionários tenham um bom rendimento, precisam estar com a saúde em dia, e equipados visando evitar qualquer tipo de acidente, certo? Além do mais, precisam estar psicologicamente equilibrados.

Podemos presenciar inúmeros casos de pessoas que trabalham na parte de produção de algumas indústrias e que acabam por não render totalmente, devido a lesões, geralmente por esforços repetitivos. Pois é, aí entram em cena os profissionais da saúde, da segurança e de áreas psíquicas, que dão suporte para o bom desempenho dos colaboradores.

Dessa forma, trabalhar na indústria, significa individualmente exercer sua função de maneira eficiente para que o conjunto da obra funcione como a engrenagem de uma máquina, onde cada molinha possui sua grandeza.

Para complementar o assunto, convidamos Dirlei Klein que trabalha no SENAI, para nos dar um depoimento.  Apesar de ser professora da disciplina de história, Ensino Médio, da unidade do SENAI Concórdia, ela tem muito a nos contar sobre sua visão para com a indústria moderna e sobre o mercado de trabalho nesse setor.

Certamente, todos já perceberam o quanto a indústria auxilia no meio em que está inserida. Gera renda para muitos trabalhadores, faz com que a economia tenha bons resultados, entre outros fatores. Perceberam também, quão rápida é a evolução das indústrias. A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial, um processo de transformação acompanhado por grande evolução tecnológica. Processo esse, que continuará por longos anos, onde cada fábrica buscará a melhor qualidade de maquinário e mão de obra, para que essa seja transferida conseqüentemente a seus produtos.

Precisando de Ajuda?

Como sempre, seguem “links” interessantes com notícias em relação ao aumento do número de vagas de emprego nas indústrias brasileiras e o perfil dos principais contratados por elas. Fiquem ligados!

http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/07/emprego-na-industria-em-maio-e-o-maior-desde-2004-mostra-ibge.html -> Aqui você vai encontrar dados sobre o enorme crescimento das vagas no ramo industrial, inclusive na nossa região. Confiram!

http://www.openinnovatio.org/2009/08/08/vagas-estao-sobrando-mercado-trabalho/ -> Neste “link”, vamos encontrar um conteúdo que fala não especificamente de indústrias, mas que pode nos dar mais informações do porque tantas vagas de trabalho sobram e tanta mão de obra falta. Quem quiser entrar e ver, o texto relata que o comportamento dos candidatos foi um critério muito analisado pela empresa que estava contratando. Vejam só, além de qualificadas, as pessoas devem ter a cabeça no lugar, nada lógico, não?

Esperamos que gostem! Beijos e até o próximo post!

Equipe Conhecitando®

Anúncios
This entry was posted in Desafio.

28 comments on “Tema 05 – Indústria.

  1. Kadilha diz:

    Muito bom Meninas *-*

  2. Vanessa diz:

    Realmentee adoreeei, parabééns gentee!

  3. Cellitcho diz:

    Muito bom, continuem assim 😀

  4. Elisandro diz:

    Muito Bom 😀

  5. Edson diz:

    Bem legal.. Aconselho a ler

  6. Cristiano diz:

    Gostei muito do ultimo video

  7. adauto diz:

    Gostei

  8. Filipe diz:

    Parabéns, muuuito boom !!

  9. Helano P. Ravanelli diz:

    Parabéns a todos do grupo. ” muito ótimo “….XD

  10. Thiago diz:

    Deni como sempre lindao
    muito bom 😀
    passa msn da mina ali ^^

  11. vaninho diz:

    Simplesmente ADOOOOOOREI!
    muito ferra *-*
    o blog ja ta nos meus favoritos aqui háhá!

  12. Thais diz:

    muito bom esse post prima, gostei muito mesmo! E a foto de vocês, hmmm!AHSUAHSuahasuhsuHsuAHushUUAsuh

  13. Eduardo diz:

    Ótimo texto! =]

  14. Angélica diz:

    adorei o video,
    muito bom!

  15. aymée diz:

    Parabéns a todos do grupo, muito bom

  16. luana diz:

    ótimo texto e bem feito, adoreei

  17. Marcos diz:

    parábens a todos, adorei

  18. Dresch diz:

    nooooooooooooooooooooooooossa! que super, achei bem mara ! muito legal mesmo, tinha que ser o denison pra sair com essa ae 😀

  19. Sidiane diz:

    Eu gostei muito. Vocês fizeram um texto bem legal e tem informações bem interessantes mesmo. Parabéns

  20. Gustavo diz:

    Parabéns galera, cada vez melhores em 😛

  21. Ladik diz:

    w00t, verry good! *-*

  22. Laércio diz:

    Parabéns a todos da Equipe Conhecitando’s. ‘O Blog está cada vez Melhor,continuem assim (:

  23. Christian diz:

    muuito bom mesmo, adorei o artigo ;DD

  24. Marcelo diz:

    muito bom, estão de parabéns!

  25. Indiô diz:

    caaaaaaaaaaaaaara que foda, na boa mto nerds sdhfausidhfausdhfiasudf
    mas ainda pode melhorar um pouquinho né galera \o
    bora buscar os tres pontos então raaa
    sdfahusdfhas

  26. Maicon Sbaraini diz:

    Baah, Adooorei … mto shoow
    apreendi um moonte de novidades ! ;D

    – Vc’s estão de parabéns ^^

    abraçoo

  27. Veloso diz:

    oi, meu nome é Gadeia e eu sou um cara legal 😀
    fico aquelas loucuras!! :B

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s