Quarto tema – Diversidade: cursos e instituições

Um ano de preparação, muito estudo, muito empenho, muitas noites em claro, muitas dúvidas, muita matemática, física, química, história e afins. Final do ano, os vestibulares chegando, e além da preocupação e da decisão para a escolha de um curso, é necessária também a escolha de uma universidade, ou de várias delas com intuito de teste. Certamente são inúmeros os quesitos levados em conta na hora da seleção de uma instituição, na qual talvez, você passará 4, 5 ou 6 anos de sua vida preparando-se profissionalmente.

O custo do curso escolhido é muitas vezes o fator crucial para a escolha de uma universidade pública, federal ou estadual. Há também a questão da acessibilidade a essa faculdade. Distância, linhas de transporte, horários dos cursos, e também o “ficar longe de casa”, a distância dos pais, dos amigos, do apoio dos mesmos em momentos difíceis ou mesmo aliar as tarefas domésticas aos estudos, ainda mais para nós adolescentes. Nada fácil hein? Cremos também, que um tópico que tem grande peso nessa decisão seria o renome da universidade, a qualidade de ensino da mesma, sua tradição e história em um estado ou até no país.

Juntamente com inúmeras instituições superiores de ensino e a vasta gama de escolha das mesmas, se encontram os mais variados cursos, nos mais diversos setores, e em áreas que se difundem cada vez mais, justamente em função da criação deles, e da grande simpatia e adesão que recebem dos estudantes. Só no Brasil, hoje existem mais de 200 opções de carreiras, divididas entre tecnólogos, licenciatura e bacharelado, que estão sendo criadas pela necessidade do mercado de trabalho, porém sem deixar em segundo plano as profissões tradicionalistas.

Em 2005, foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um projeto que visa estimular a criação de cursos superiores profissionalizantes, buscando também ampliar o número de instituições de ensino no país. O projeto procurará criar esses cursos em sintonia com as características produtivas de cada região. Sem contar o crescimento das faculdades virtuais em ritmo acelerado, buscando estimular o estudante e proporcionar educação nos pontos mais isolados do país. Dessa forma, oportunidades não faltam a quem deseja se especializar.

É só buscar galera!

-> Pensando em universidades e diversidade de cursos e buscando também auxiliar quem está se preparando para o vestibular, a equipe Conhecitando realizou uma pequena entrevista com Daniele Zuqui, atualmente moradora de Balneário Camboriú, e estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo na Univali.

Conhecitando® Porque você escolheu essa universidade?

Dani É uma universidade bem conceituada, considerada uma das melhores particulares do estado e pela cidade em que se localiza, que também foi um dos motivos pela escolha.

Conhecitando® Qual foi a maior dificuldade no vestibular?

Dani Tive dificuldades na escolha da universidade e do curso. Porém, acho que a maior delas foi à mudança dos vestibulares, sendo diferente de todas as provas anteriores. Tive mais dificuldade na interpretação das questões e na redação, que é um dos itens mais considerados na hora de avaliar a prova do vestibular.

Conhecitando® Em que outras universidades você gostaria de estudar?

Dani Eu gostaria de estudar na UFRGS ou na UFSC.

Conhecitando® Porque você escolheu tentar uma universidade particular e não federal?

Dani Na verdade a minha intenção era fazer federal, foi o que eu sempre tive em mente, mas em primeiro lugar, eu já havia feito a inscrição para o vestibular da federal e tinha escolhido o curso de engenharia civil e mais tarde decidi mudar de curso, e as únicas inscrições que ainda estavam abertas eram as da ACAFE. No início eu pensei em fazer cursinho por um ano e tentar federal, mas mudei de idéia pelo vestibular ser muito mais concorrido e também por ter que esperar mais um ano para começar um curso em alguma universidade.

As Melhores Universidades do Brasil

De acordo com o site http://www.folhacat.com.br que divulga notícias sobre a educação mundial, segue abaixo o ranking das 15 melhores universidades do Brasil e sua colocação na América Latina (AL) e na lista das melhores do mundo (W):

  • Universidade de São Paulo – AL: 1 W: 53
  • Universidade Estadual de Campinas – AL: 3 W: 143
  • Universidade Federal de Santa Catarina – AL: 5 W: 222
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – AL: 6 W: 243
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – AL: 7 W: 247
  • Universidade Federal de Minas Gerais – AL: 9 W: 329
  • Universidade Estadual Paulista – AL: 10 W: 340
  • Universidade de Brasília – AL: 11 W: 377
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – AL: 13 W: 456
  • Universidade Federal do Paraná – AL: 14 W: 457
  • Universidade Federal da Bahia – AL: 16 W: 555
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte – AL: 17 W: 570
  • Universidade Federal de Pernambuco – AL: 19 W: 590
  • Universidade Federal Fluminense – AL: 22 W: 598
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – AL: 29 W: 692

O ranking completo pode ser acessado no site:   http://www.webometrics.info/top100_continent.asp?cont=latin_america

As Melhores Universidades de Santa Catarina

Em Santa Catarina, temos um sistema educacional exemplar, desde as escolas básicas municipais até universidades privadas. Dessa forma é notável o destaque do estado no Brasil e pelo mundo. Aqui temos algumas das melhores universidades do país e da América Latina. É por esse e outros motivos que os estudantes que desejam ingressar em uma universidade catarinense se preparam tanto.  De acordo com o site http://www.mundodastribos.com as melhores instituições públicas de Ensino Superior em Santa Catarina são: UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Porém temos destaque também para as faculdades particulares, onde aparecem UNISUL, UNC e UNIVALI que também representam uma ótima oportunidade de profissionalização.

Os 10+ Concorridos

Confira abaixo a lista dos 10 cursos mais concorridos e a concorrência (relação candidato x vaga) média:


Conhecitando®

Anúncios
This entry was posted in Sem categoria.

9 comments on “Quarto tema – Diversidade: cursos e instituições

  1. Laércio diz:

    Achei muito importante as colocações do post, pois complementam muito bem o anterior.
    É importantíssimo escolher bem a Instituição de Ensino Superior a frequentar. ‘Existem muita Instituição boa no mercado, mas infelizmente também existem as “ruins”, sendo assim, façamos bem nossas escolhas ou poderemos nos arrepender depois 🙂

  2. Gustavo diz:

    Bem interessante o post, dá uma boa ideia de como escolher o curso e a faculdade e é uma continuação do tema anterior. Como vocês mesmos falaram, nosso estado esta muito bem qualificado em relação as universidades, sendo que algumas tem destaque nacional e internacional.
    Continuem assim que ta ótimo 😛

  3. bom trabalho, é 301 no desafio do conhecimento! haha, parabéns colegas 😀

    • Jhenifer diz:

      Nossa gente, muito bom, é como as meninas disseram é 301 no desafio *-* esse post ficou muito bom, adorei..estão de parabéns 😀 gostei dos links também, acho que para nós que estamos prestes a nos decidir podem ajudar muito 😀

  4. Vanessa diz:

    Arrasaram como nos outros! adorei, principalmente a entrevista *–* e as informações sobre as universidades que como vocês falaram no texto é uma das maiores duvidas. Paraaabééns *—*

  5. Daiane diz:

    Excelente abordagem. Quando tomamos a decisão de que curso fazer é importante nos informarmos sobre as universidades que acreditamos ter qualidade. Conhecer a instituição, ter referências de alguém que já fez o curso ajudam a esclarecer dúvidas e tomar a “grande decisão”.

    AH! Parabéns pelo resultado. Estou feliz por vcs. Estão com a 3a maior nota no estado. Isso é muito bom.

    Continuem com essa abordagem dinâmica, vcs vão loooooooonge.

  6. Fabiani diz:

    Olá pessoal!!

    O blog tá legal!!
    Muita informação apresentada de forma dinâmica. Vcs fizeram “links” interessantes…..
    É meio que um mapa mental…a ideia era ‘diversidade de cursos e instituições’ e o resultado foi várias ligações que conseguiram fazer a partir da ideia inicial. Ficou mto bom mesmo!! Assim como a profª Daia, tb estou feliz por vcs….
    Parabéns!!!

  7. Thais diz:

    eu vou demorar um pouco pra me formar ainda mas essas informaçoes foram bem interessantes pra mim. Gostei!

  8. Anna Paula POlli diz:

    Muito legal o trabalho de vocês, divertido e informativo, muito interessante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s