Tema 02 – Curso técnico: emprego garantido.

O SENAI é conhecido por todo o país, por ser uma instituição voltada à indústria e que prepara seus alunos para o mercado de trabalho. Nós mesmos, integrantes do grupo, escolhemos o SENAI para essa preparação. Dessa forma, podemos perceber o quão importante ele se torna na vida das pessoas que por ele passam, e que após essa passagem, se destacam e deixam suas marcas. Atualmente, o mercado de trabalho está concorrido e esse é um fato que aumentará estatisticamente. Assim, cabe a cada um traçar objetivos e demonstrar toda a força de vontade e empenho necessários para vencer e ser melhor, nesse mundo tão competitivo. Dessa maneira observa-se um grande crescimento de escolas profissionalizantes e na procura por cursos técnicos em todo o país, que muitas vezes é preferível a um curso superior. As vagas de trabalho para quem o faz também se ascendem. Outro fator importante para a maior aquisição aos cursos técnicos é seu curto período de estudos, onde é possível se formar em apenas dois anos, sem contar com a facilidade de conquistar um estágio, e ser bem remunerado por isso. Dados mostram que o perfil dos estudantes que procuram um curso técnico atualmente, está mudando. A população com maior idade resolveu voltar a frequentar os bancos escolares. Muitos o fazem com o objetivo de desenvolver uma reciclagem profissional e ainda obter novas chances no mercado de trabalho.      

Alunos dos cursos técnicos SENAI, demonstrando todo o seu talento, na Olimpíada do Conhecimento 2008.

     

Desse modo, realizamos uma entrevista com o irmão de Talita Frozza, membro da equipe. Moisés Frozza – 21 – cursa o Tecnólogo em Manutenção Industrial, na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco).      

Equipe Conhecitando: O ensino técnico é hoje a melhor porta de entrada para o jovem que quer ingressar no mercado de trabalho?      

»Moisés: “Sim, o curso técnico dá suporte e orientação para os jovens que estão conhecendo o que é o mercado de trabalho. Em muitos casos de alunos que ingressam em cursos técnicos, no início do ano acadêmico, além de estarem desempregados, não apresentam grandes ambições pessoais e profissionais. O curso promove a capacitação profissional aliado ao crescimento pessoal de cada aluno que sabe o que quer.”       

Equipe Conhecitando: Porque você escolheu o curso técnico?      

»Moisés: “Por orientação da família e por existir afinidade com o curso ministrado pela entidade.”       

Equipe Conhecitando: O curso técnico lhe trouxe muitas oportunidades?      

»Moisés: “O curso me concedeu algumas oportunidades muito interessantes, que por questões pessoais (idade), não puderam ser aproveitadas.”       

Equipe Conhecitando: Como foi seu ingresso no mercado de trabalho através do curso técnico? No que o curso lhe ajudou?      

»Moisés: “Mesmo com algumas oportunidades de emprego encaminhadas, a minha contratação em meu atual emprego foi concretizada com a ajuda de um padrinho, neste primeiro momento o curso não acrescentou créditos para minha contratação. Porém com o passar do tempo e das atividades realizadas, pude empregar todos os meus conhecimentos adquiridos em dois anos como acadêmico, e demonstrei como foi importante o período de aprendizagem em que passei. Contudo, o curso técnico não auxilia apenas o aluno em aprender uma profissão, a formar um profissional, ele forma uma pessoa para a vida.”      

Abaixo, segue vídeo da série “Emprego de A a Z” exibida pelo fantástico e apresentada por Max Gehringer, com o título: “Curso técnico encurta caminho para emprego.” 

 
 

Equipe Conhecitando®   

Anúncios
This entry was posted in Desafio.

6 comments on “Tema 02 – Curso técnico: emprego garantido.

  1. Fernanda diz:

    Achei muito interessante a entrevista, pois acredito que o curso técnico realmente é importante e inúmeras vezes serve de ajuda pra muitos, dá também ajuda na hora de escolher o caminho a seguir, visando o mercado de trabalho, dá orientação e fundamento. Adorei.

  2. Robson diz:

    Hoje em dia ter um curso técnico é fundamental para conseguir ter uma boa carreira profissional. Parabéns pela entrevista.

  3. Gustavo diz:

    Muito legal o post, hoje se você tem um curso técnico já é um bom caminho para entrar no mercado de trabalho e também já ajuda em uma graduação futura dando uma otima base para ser seguida.
    Entrevista bem legal.

  4. GiøøØ diz:

    Nos dias de hoje um curso técnico é fundamental para você ter um bom emprego, o curso ajuda e muito no seu curiculo. Os cursos do Senai são ótimos para quem quer ingressar no mercado de trabalho, por isso estou cursando um curso técnico lá.

  5. Tailan Gatao :p diz:

    concerteza um curso tecnico eh um grande passo de quem nao quer fikar puchando pescoço de galinha na sadia pro resto da vida, nao que isso seja ruim, mas se especializar em uma area eh a garantia de um futuro bom,buscar alem de um curso tecnico um superior nessa area o torna uma pessoa extremamente competitiva para o mercado, entao apos terminar o curso tecnico, procurar sempre se especializar mais, nao prar no tempo, pq um dia vc sera ultrapassado pelas novas geraçoes e vai ter que puxar pescoço de galinha 😉

    legal o blog, bom vcs discutir sobre isso e sempre procurar mais que o maximo xD

  6. Jonathan ;D diz:

    Também achei muito interessante todo esse trabalho que estão fazendo para mostrar quanto o estudo é importante para uma pessoa nos tempos de hoje…
    Continuem assim…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s